Identifique o perfil do cliente e desenvolva as melhores estratégias para a sua escola

  • Colina Tech

  • 1 ano atrás

  • 6 min de leitura

perfil do cliente ideal para sua escola

Escolher a escola que cuidará da educação dos seus filhos é um dos principais desafios para pais e responsáveis. Por outro lado, as instituições de ensino buscam estratégias eficientes para identificar o seu perfil de cliente e atender todas as suas necessidades.

Os pais e responsáveis estão cada vez mais rigorosos em relação ao que eles esperam de uma boa escola para seus filhos e seus critérios vão muito além de um local próximo de casa ou de mensalidades que caibam no orçamento.

Eles observam pontos muito mais relevantes, como a proposta pedagógica da instituição, quais os conteúdos e em quais formatos eles são abordados em sala de aula, o calendário de atividades e projetos planejados para todo o ano letivo, de que forma a gestão da escola cuida da segurança dos seus alunos, entre outros fatores.

Se alguém te perguntasse hoje, você saberia responder qual é o seu perfil de cliente e quais são as necessidades dele? Caso não saiba, não se preocupe, chegou o momento de aprender a identificá-los e desenvolver as melhores estratégias para o seu público.

Aproveite a leitura do post de hoje, ele foi produzido especialmente para te ajudar com essa demanda. Fique conosco e aprenda com as dicas valiosas que selecionamos para você.

Vamos lá?

Por que é tão importante conhecer o perfil do cliente da sua escola?

O público-alvo de uma organização é formado por pessoas potencialmente interessadas na sua solução, seja um produto ou serviço. 

Porém, essas pessoas podem fazer parte de um grupo grande e bastante diverso, com perspectivas e necessidades distintas, demandando ações diferentes por parte das marcas.

O desenvolvimento de estratégias eficientes para alcançar os objetivos requer uma seleção de todos os potenciais clientes, usando como critério aqueles que você percebe como os mais proveitosos e que estão mais relacionados com a sua marca.

Não ter o perfil do cliente da sua escola definido pode ampliar a sua iniciativa de, na expectativa de oferecer os seus serviços a todos os que você considera como potenciais clientes, cometa falhas no atendimento e perca excelentes oportunidades de negócios.

Como identificar o perfil do cliente ideal?

Quando você conhece o perfil do cliente da sua instituição de ensino, fica muito mais fácil desenvolver um plano de marketing para atrair os seus potenciais alunos e trabalhar de forma adequada para aumentar os índices de retenção desses estudantes.

Confira agora as dicas que selecionamos para você conhecer quem são as famílias que têm grandes chances de realizar matrícula e permanecer por um longo tempo na sua escola!

Aplique pesquisas junto aos pais e alunos

Antes de tomar qualquer iniciativa comercial ou de marketing, o ideal é aplicar pesquisas junto às famílias para compreender os motivos por trás da decisão pela sua escola e quais são os pontos onde estão os índices mais elevados de satisfação desses pais e alunos. Veja algumas perguntas que você pode fazer:

  • Quais particularidades são consideradas na hora de escolher uma instituição de ensino?
  • Qual a renda mensal familiar? (insira opções em números para os participantes poderem assinalar)
  • O que fez você escolher a nossa escola?
  • Quais pontos chamaram a sua atenção ao visitar as nossas instalações?
  • Você visitou outras escolas antes de decidir pela nossa? Quais?
  • Qual o seu ponto de vista em relação aos valores praticados pela nossa instituição de ensino?
  • Qual a sua percepção sobre a nossa infraestrutura? Há algo em que podemos melhorar?
  • Que palavras vêm à sua mente quando o nome da nossa escola é mencionado?
  • Quais são os comentários dos filhos a respeito da nossa escola?
  • Qual a sua opinião a respeito da nossa equipe docente?
  • A comunicação da nossa escola é objetiva e eficiente? Há algo que possa ser melhorado?
  • Qual a sua opinião sobre as atividades pedagógicas da nossa escola?

Com os resultados da pesquisa em mãos, você terá dados suficientes para identificar o perfil do cliente da sua escola e agir com mais segurança nas ações comerciais e de marketing, analisando toda a sua estratégia de captação de alunos.

Especifique perfis para dois tipos de clientes: um direcionado para os alunos (consumidores) e outro para seus pais e/ou responsáveis (clientes). Conforme o nível do ensino, os alunos são fortemente influenciados pelos seus familiares.

Por isso, é importante investigar ao máximo esses perfis, como por exemplo: “famílias com pais na faixa dos 30 a 40 anos, com renda mensal R$ XXXX, buscando uma escola que priorize a segurança e o bem-estar das crianças, têm preferência pela educação em período integral, já que trabalham durante todo o dia”.

Foque no atendimento

Geralmente, a partir do segundo semestre, as famílias começam a busca por escolas para os seus filhos, portanto, é preciso que toda a sua equipe esteja preparada e tenha a estrutura necessária para atendê-los.

Por isso, é essencial estruturar a sua equipe e traçar um plano de atendimento, capaz de acolher esses pais desde o primeiro contato com a sua escola até a efetivação da matrícula. 

A etapa mais relevante dessa jornada de captação de alunos é compreender de fato quem são os seus potenciais alunos e agilizar o agendamento das visitas como os seus responsáveis.

Há alguns casos em que os gestores escolares não informam valores referentes a matrícula e mensalidades por telefone, e-mail, etc. Com isso, acabam atraindo um público que não tem conexão com a proposta da sua IE e situações como essas são bem comuns no decorrer do período de matrículas.

Apesar disso, antes de compartilhar qualquer informação pelos canais digitais, é importante obter dados dessas famílias que contataram a sua escola. O que elas estão buscando? Como elas ouviram falar da sua instituição de ensino? 

Faça uma lista de todas as perguntas estratégicas que possibilitem a elaboração de um bom roteiro, compreender o perfil do cliente e avaliar se a escola tem condições de atender a todas as suas necessidades.

Os colaboradores responsáveis pelo atendimento devem estar bem preparados e reproduzindo o mesmo discurso, com todos os argumentos possíveis para ajudar as famílias nesse primeiro momento. 

Haverá pouco tempo hábil para entender as necessidades dos pais e alunos e convencê-los a visitar a escola. Por isso, o ideal é fazer perguntas-chave, pois ajudarão a atrair visitas qualificadas enquanto a instituição demonstra disponibilidade em auxiliá-los, transformando o atendimento em uma experiência única e agradável.

Cuide bem do site e das redes sociais da sua escola 

O universo digital é o primeiro lugar visitado por pais e alunos para obter informações sobre a sua escola antes de agendarem uma visita ao local.

Atualmente, o investimento em marketing digital é indispensável e é considerado uma estratégia necessária para qualquer escola que almeja o crescimento.

Tudo começa com uma análise minuciosa do site da sua IE, verificar se as informações estão atualizadas, se os temas mais procurados pelas famílias estão disponíveis, se visualmente o site está apresentável, se há depoimentos dos pais e alunos mais satisfeitos, entre outros pontos.

Quanto mais detalhes e informações houver no site, maiores serão as chances de despertar nessas famílias o desejo de conhecer a sua escola mais de perto.

Agora que você já identificou o perfil do cliente, já sabe também quais os pontos relevantes para destacar no site oficial da sua escola.

Não esqueça de cuidar também das suas redes sociais, mantendo a constância das postagens de pelo menos 3 vezes por semana. Priorize conteúdos com fotos e vídeos registrando as principais atividades desenvolvidas no decorrer da semana. Dessa forma, as famílias compreenderão na prática o sistema da escola.

Se prepare para o momento da visita guiada

Esse momento é considerado um dos mais delicados e decisivos no processo de captação de alunos.

Se os pais e alunos visitarem a sua escola, há 50% de chances deles realizarem a matrícula com você. Por isso, é importante que a equipe esteja preparada para observar as características que esses visitantes procuram numa escola.

Por exemplo, se a família busca uma instituição que prioriza a segurança e a integridade da sua comunidade escolar, esse fator deve ser reforçado durante toda a visita.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia se tornou uma das principais aliadas das escolas, saindo das salas de aula e dos laboratórios digitais, chegando à gestão. Os diversos recursos tecnológicos são indispensáveis para identificar o perfil do cliente da instituição.

Graças ao sistema de gestão escolar, é possível gerenciar todos os setores da escola da melhor forma possível, manter uma comunicação eficiente com pais e alunos, além de agilizar processos que quando feitos analogicamente se tornavam muito mais burocráticos.

Algumas ferramentas oferecem recursos que facilitam a comunicação entre a escola, pais, alunos, professores e áreas-chave da instituição. Dessa forma, é possível agilizar todo o processo de levantamento dos dados necessários para traçar o perfil do cliente.

Num mundo cada vez mais conectado, oferecer agilidade e praticidade para todos os membros da comunidade escolar é fundamental para otimizar as demandas do dia a dia e mostrar o quanto a sua escola compreende a importância da tecnologia e seus benefícios em todos os aspectos.

Conclusão

Identificar o perfil do cliente da sua escola é o primeiro passo para desenvolver estratégias eficientes que resultarão em crescimento para a instituição.

Por isso, é necessário realizar um trabalho em conjunto com os principais departamentos em busca das informações necessárias para elaborar estratégias infalíveis e atrair o público ideal para a sua instituição.

Além disso, conte com o suporte das soluções tecnológicas mais eficientes do mercado. A Activesoft tem o melhor e mais completo sistema de gestão educacional para te ajudar não apenas no processo de identificação do perfil do cliente, mas também em toda a sua jornada como gestor escolar.

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Colina Tech

06.04.2023